more than special... I'm jáláBouTTer

sábado, 4 de abril de 2009

Para vós meus inguenorantes!!

...e para mim, que fui procurar porque não distingo um contra-relógio de um relógio de parede!!
Algumas das variantes do BTT (de acordo com alguns Copy/Paste rápidos da net que não tenho paciência para estar a escrever um texto original)
Cross country ou XC:
As corridas de cross-country são realizadas em circuito fechado de, normalmente, 6 a 8 Km, sendo uma prova de largada conjunta onde não é permitido aos corredores nenhuma ajuda mecânica externa, tendo estes que estar bem familiarizados com a sua bicicleta e quaisquer reparos que sejam necessários.
É a prova disputada em circuito fechado, em que os competidores devem completar um certo número de voltas para terminar a prova. Em algumas competições internacionais essa modalidade é chamada de XCO (Cross-Country Olímpico), tendo que obedecer alguns parâmetros técnicos como comprimento da pista e quantidade de voltas. É geralmente em trilho fechado, mas pode ter trechos de estrada de terra também e em alguns casos chega a ter trechos curtos de asfalto.
Trip Trail ou Maratona:
É o tipo de prova em que o percurso é longo e leva de um ponto a outro, que pode ser ou não o mesmo do início da prova. Sendo no mesmo ponto, apenas se dá uma volta. Tem o nome Trip Trail porque é praticamente uma viagem por trilhos e estradas de terra.
Downhil:
O downhill é o pai das competições de BTT, uma vez que a primeira prova com estas bicicletas foi a Repack Downhill, disputada em Marin County, na Califórnia. As provas de "downhill" são competições contra-relógio, onde o corredores largam em intervalos que variam de 30 segundos a 3 minutos dependendo da fase da competição, sendo o vencedor o ciclista que fizer o percurso em menor tempo.
As pistas são verdadeiros estradões de terra e foram-se tornando mais técnicas com a inclusão de single tracks, pedras, drop-off (degraus altos), gaps (vãos a serem transpostos) e duplos (obstáculo composto de rampa de lançamento e rampa de recepção com um vão entre elas). Fazem parte das dificuldades, raízes, valas, erosões e a lama.
Freeride
O freeride é uma tentativa de unir várias actividades praticadas com bicicletas todo-o-terreno. Praticado em BTTs com suspensão total, o freeride junta à velocidade adrenalínica do downhill, o esforço físico do cross-country, a exploração do cicloturismo e a habilidade do bike-trial, com o único objectivo de tirar o maior prazer possível do pedalar.

Nenhum comentário: